"a criança sempre brincou. Independentemente de épocas ou de estruturas de
civilização (...), portanto, se a criança brincando aprende, por que, então, não a ensinarmos de maneira que ela aprenda melhor?" LOPES, 2000 pág.35
O jogo aparece na educação das crianças como um suporte atractivo para se aprender, utilizam-se os aspectos do jogo que despertam o interesse e motivam as crianças para as auxiliar nos estudos.
As atividades lúdicas têm como objetivo estimular a iniciativa e a curiosidade do aluno.“os jogos podem ser utilizados para introduzir conteúdos ou formar conceitos,
todavia, devem ser escolhidos e preparados com cuidado, levando a criança a adquirirconceitos significativos”
ALMEIDA , 2000, p.31
Isto é, nem tudo o que se intitula como jogo educativo pode de facto ensinar, é necessário por parte do educador ou professor analisar o jogo e a sua intencionalidade pedagógica antes de o apresentar à turma. Verificar se os conceitos que aborta estão corretos e se são pertinentes para o grupo alvo, se incentivam a criança a continuar ou se têm frases derrotistas quando elas erram.
Nós, recorrendo ao programa JClick, resolvemos criar um conjunto de pequenos jogos para o auxilio na aprendizagem dos nomes coletivos, tendo como publico alvo o 2ª ciclo ( crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 13) visto que é um tema integrante do curriculo para o 2º ciclo.
Construimos atividades que pensamos serem pertinentes e ao mesmo tempo apelativas para a aprendizagem ou verificação de conhecimentos das crianças. No conjunto das 4 atividades que elaboramos, estas começam num nivel mais básico, com duas tarefas relativamente simples (Completa a frase e Encontra o correspondente) aumentando posteriormente o grau de dificuldade (Cruzada dos coletivos e Encontra os nomes). Nas atividades mais elaboradas recorremos ao auxilio de imagens e ao menu de ajuda.
Caras alunas,
ResponderEliminarAs atividades não possuem as características mínimas de quantidade que foram pedidas e como não foram apresentadas em aula, não tioveram apossibilidade de serem melhoradas. O ecrã inicial não está no início, a sopa de letras é muito difícil resolver porque não se conhecem as palavras a encontrar.
Cumprimentos
Rosário