sábado, 5 de novembro de 2011

Crítica ao jogo

O nosso jogo consistia em fazer corresponder os nomes às imagens e era dirigido a todos os ciclos de ensino, visto que tem vários níveis de exigência. Esse foi o principal problema do nosso jogo, pois tinha-nos sido pedido um jogo para uma só faixa etária.
Analisando os textos Avaliação de Software Educativo Ensinem-me a pescar! de Fernando Albuquerque Costa e Como olhar criticamente o Software Multimédia de Ana Amélia Amorim Carvalho podemos concluir que nem todos os produtos que nos são apresentados como pedagógicos têm esse mesmo fim.
 É trabalho do professor avaliar os conteúdos que podem ou não ser benéficos para as crianças. Este jogo pode ser utilizado em sala de aula mas previamente preparado pelo professor, pois tem que haver uma avaliação do conteúdo para aquela faixa etária em questão.
Os jogos educativos são de extrema importância porque fazem com que a criança possa aprender sem ser em contexto de sala de aula. Com as novas tecnologias as crianças passaram a ser mais autónomas no que diz respeito a estes conteúdos educativos. 
Outro ponto importante que têm estes jogos é que suscitam uma grande curiosidade na criança, apesar de ter pontuação, o que nem sempre é positivo. Quando a pontuação é positiva a criança vai ficar muito mais motivada, mas quando é negativa, o professor tem que tentar explicar à criança o que esta fez de errado e incentivá-la a tentar de novo.Um conteúdo educativo tem que deixar a criança explorar livremente sem sentir constrangimentos. 
O jogo que nós propusemos tinham não só o problema de ser para uma faixa etária muito alargada como também quando a criança se enganava na imagem já não conseguia emendar. 


2 comentários:

  1. Caras alunas,
    Por favor revejam o sentido da frase: "nem todos os produtos que nos são apresentados como pedagógicos têm fim".
    A vossa reflexão está pouco conseguida porque misturam conceitos e não justificammas vossas afirmações.
    Por exemplo, em "Quando a pontuação é positiva a criança vai ficar muito mais motivada e quando é negativa não se deve, de todo, ralhar com a criança mas sim explicar-lhe que ela não concluiu a tarefa com sucesso e por isso tem que fazê-la novamente o que pode provocar o desinteresse" misturam erro, com feedback, com pontuação e com o interesse da criança, sem nunca se referirem à aprendizagem.
    Cumprimentos
    Rosário

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  2. Cara professora, já fizemos algumas alterações ao nosso post.

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